domingo, 5 de maio de 2013

Qual o melhor software 3D do mercado?

Esta é uma pergunta que me fazem com frequência: "Professor, qual é o melhor software 3d?".
Minha resposta sempre é a mesma. O melhor software é o que você sabe usar melhor. As ferramentas gráficas atuais são todas muito boas, cada um com suas características, mas falar que essa ou outra solução é melhor é um erro. O que vale é a competência do artista com seu instrumento de trabalho.
Se você está começando, é bom ler a respeito de cada um, á lógica é a mesma, independe se é o 3Ds Max, Maya, Blender, Lightwave ou Cinema 4D. Se você vai fazer modelagem poligonal usará os mesmos princípios.

O certo é que se criou um modismo no que diz respeito as ferramentas de computação gráfica. Alguns profissionais chegam a criticar colegas por causa do software usado. Isso tudo é uma grande besteira, o bom profissional só precisa de técnica e vontade para fazer seu trabalho, o meio é um mero detalhe.

O modelo acima foi desenvolvido em sala de aula, na disciplina de modelagem 3D para o curso de Jogos Digitais da faculdade UDF. Produzido em 3DS Max. Mostrei passo a passo varias formas de construir o mesmo modelo, usando técnicas como box modeling, low poly e splines. O profissional não deve se limitar a ferramenta, deve estudar o conceito, as técnicas e explorar o máximo o potencial de cada software.

0 comentários:

Postar um comentário