domingo, 28 de agosto de 2011

Publicidade online

Como falei na palestra Publicidade na Rede, no Comunicar 2011, os dados estão defasados, mas são confiáveis. A internet se tornou o terceiro veículo de maior alcance no Brasil, atrás apenas de rádio e TV. No Brasil a internet tem apresentado números impressionantes de crescimento, os números variam, hoje já são 41,5 milhões de internautas segundo o Ibope/NetRatings ou 64,5 milhões segundo o DataFolha (agosto de 2008). A discrepância entre os números deve-se à diferença de metodologia, mas ambos os institutos consideram apenas os internautas maiores de 16 anos.

Nas áreas urbanas, 44% da população está conectada à internet. 97% das empresas brasileiras estão conectadas à web.

O tempo de navegação desde que esta métrica foi criada, o Brasil sempre obteve excelentes marcas, estando constantemente na liderança mundial. Em julho de 2008, o Brasil quebrou seu próprio recorde, com 24 horas e 54 minutos de tempo de navegação por pessoa. Os últimos tempos são de 24h41m (out/08) e 23h47m (nov/08), lembrando que é comum essa métrica ser mais baixa em meses com 30 dias. Em novembro, o segundo lugar ficou com a França (23h45m) e o terceiro com a Alemanha (23h05m).

A internet se tornou o terceiro veículo de maior alcance no Brasil, atrás apenas de rádio e TV. Mas, no Brasil, apenas 3,36% do total das verbas publicitárias são destinadas à web, a muito publico alvo e pouco investimento publicitário das empresas.

Por outro lado, este ano na Inglaterra a internet ultrapassará a televisão como o maior meio de propaganda, com 19% do total gasto em publicidade, ou seja, no mundo o número de usuários de computador vai dobrar até 2012, chegando a 2 bilhões. A cada dia, 500 mil pessoas entram pela primeira vez na Internet, a cada minuto são disponibilizadas 13 horas de vídeo no YouTube e cada segundo um novo blog é criado. Em 1982 havia 315 sites na Internet. Hoje existem 174 milhões.

0 comentários:

Postar um comentário